quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MARA (Parte 1)

Então chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o seu nome Mara. Ex 15: 27

Quem nunca experimentou águas amargas nessa vida? 
Quem nunca tomou um cálice de remédio com gosto de fel, porém eficaz? 
Quando pequena mamãe Rúbia me levava ao médico ele receita algum medicamento, a primeira coisa que eu perguntava é: Mamãe, é docinho? Tudo o que é docinho é bom, é mais fácil de ingerir. Tem remédio doce, mas também tem remédio amargo. Deus tem um tipo de remédio pra cada tipo de enfermidade.
Israel já havia acabado de experimentar um dos maiores milagres já relatados na história da Biblia; a travessia do Mar Vermelho. Tal façanha inspirou escritores, cineastas, pintores, poetas e cantores. No capítulo 13 de Êxodo diz que quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, embora fosse o mais curto, para que o povo, vendo a guerra, não se arrependesse e voltasse pro Egito. Os caminhos de Deus nem sempre são os mais curtos, mas são os mais perfeitos. Às vezes demora tanto! Mas depois a gente percebe o quanto foi poupado. O povo atravessou o mar, Moisés cantou, Mirian tocou seu tamboril, as mulheres dançaram, tudo parecia perfeito. Mas, em um dado momento do caminho, no deserto de Sur, depois de terem andado três dias e não acharem água…
O deserto de sur compreende toda a área semidesértica que fica entre o Egito e a terra de Canaã. 
O povo caminhou uma distância de aproximadamente 160 km, e quando chegaram diante de um lago, pensando que finalmente beberiam água e dariam de beber às suas crianças e seus animais, as águas eram amargas, Hoje em dia, milhões de pessoas fazem esse trajeto pelo deserto, porém eles vão de ônibus, com ar condicionado e tudo mais.  Mas pense no quanto foi difícil quando Israel fez esse mesmo caminho. Eram homens, mulheres, crianças carregando seus pertences e conduzindo seus animais. Eles estavam no limite da sede, do calor, da fome, do cansaço e da exaustão. Como poderiam se lembrar do milagre do mar vermelho sendo submetidos a tamanho stress? Eles estavam no auge da fadiga. E mesmo diante da nuvem que os cobria do sol e da coluna de fogo que os protegia do frio da noite, o povo queria água. Até eu estou com sede só de pensar kkkk.
Quando eles acharam água, elas eram amargas. Outra versão nos diz que elas eram venenosas. 
O fato é que elas não serviam pra beber. Eles gritaram: MARA! MARA!
Que significa amargo, amargor. Que decepção!
Será que vc também já se sentiu assim? Depois de uma grande caminhada você já se deparou com algum momento em que pensou que teria algum refrigério e ao invés disso teve uma grande decepção? Tenho aprendido algumas lições com essa história, e queria compartilhar com você.
MARA FICA NO CAMINHO QUE NOS LEVA À PROMESSA. NÃO HÁ ATALHOS, TEMOS QUE PASSAR POR LÁ.
Quando Deus te prometer algo, prepare-se pra enfrentar um deserto antes. Lembro-me de uma ocasião em que estava na igreja e um pastor americano se dirigiu a nós com uma palavra profética da parte de Deus. Fiquei tão feliz com tantas promessas humanamente impossíveis. Saímos de lá flutuando, pensando em como seria bom a conquista de todas aquelas bênçãos. Porém não imaginava o que estava por vir. Antes da promessa, sempre há um deserto. Tive um sonho que foi uma revelação. Sonhei que havia um homem grisalho, ao lado esquerdo da minha cama, rindo de mim, zombando mesmo, e eu imediantamente me levantava e o expulsava do meu quarto e depois ia com ele pelo corredor, e o colocava pra fora de casa. Depois disso eu voltei pra minha cama e Deus me mostrou que era um sonho. Imediatamente eu havia sentido nitidamente a fúria do inimigo. Tirei a manhã pra orar e adorar ao Senhor. Coloquei o CD da Fernanda Brum bem alto, e comecei a cantar aquela canção que diz assim: CAIU, CAIU, E SOPROU E O INIMIGO CAIU, Foi tremendo, senti muito a presença de Deus. 
Os caminhos de Deus nunca são monótonos. Sempre seremos surpreendidos com situações de tirar o fôlego. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas e o livra.Sl 34:19
Alguém pode imaginar a vida de Davi sem Golias? Daniel sem a cova dos leões? José sem a prisão? 
Jesus sem a cruz? Da mesma forma Israel precisava daquele deserto, e Mara fazia parte dele. 
Mara era o remédio que Israel precisava aquele momento. Estava no caminho, mas não era o seu destino. Era só um momento da viagem.
Se você está passando por momentos amargos em sua vida saiba de uma coisa: Mara não é o seu destino, o seu destino é a Terra Prometida. A promessa não é Mara, ela apenas passa por lá. Talvez você esteja diante de um poço de águas amargas dizendo: Deus, não foi isso que tu me prometeste! Não foi mesmo. Não monte acampamento aí porque não vai demorar nessas terras. O seu lugar não é em Mara. Portanto, não se demore por aí. Tente entender logo o que Deus quer com você e arrume a bagagem pra partir. A nuvem de glória e a coluna de fogo te esperam. O deserto continua e a promessa ainda está de pé. Aleluia!
Continua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário