quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MARA (Final)

Mara é lugar de cura porque águas amargas curam. No deserto da vida temos que passar por Mara porque lá está o remédio de Deus. É inútil querer desviar, murmurar, voltar atrás. Chegará um momento na caminhada que vamos viver uma situação na qual tudo o que teremos é o nosso problema e a nossa fé.
Qual dos dois nós vamos escolher usar nessa hora? Mara estava li no meio do caminho. Eles já haviam vencido Faraó, o Mar Vermelho e um bom pedaço do deserto. Agora estavam com sede, e as águas eram amargas. O que fazer? O que nos resta nessas horas a não ser ouvir a a voz de Deus e obedecer?  Às vezes somos submetidos a momentos nos quais ouvimos ou ouvimos Deus, e nada mais. E hoje Ele continua dizendo com sua voz de muitas águas: Se vocês me ouvirem atentamente, se vocês fizerem o que é certo diante de meus olhos, se vocês inclinarem os ouvidos aos meus mandamentos, se vocês guardarem os meus estatutos, então…
Deus foi no epicentro da necessidade principal daquele povo obstinado. Eles estava  acostumados com escravidão. Eles estavam acomodados, entregues à tirania de um Faraó cruel e sem misericórida. Eles não sabiam o que era servir a um Deus totalmente misericordioso e amoroso. Eles só sabiam lidar com açoites e pancadas. Precisavam ser curados desse trauma, pra aprender a lidar com o cuidado de um Deus presente em todos os momentos. O Deus da nuvem de glória e da coluna de fogo. Eles não estavam preparados pra um Deus que supre necessidades. Tudo o que eles conheciam era um Deus distante de seus antepassados. Ele era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó; até de Moisés, mas não seu. Eles precisavam ser curados de suas lembranças, de suas memórias do passado. Eles ainda tinham em seus corpos as marcas dos açoites. Ainda lembravam da dor de cada pancada. Ainda estavam sob a influência do medo. A mensagem de Faraó era: Vocês me servem e em troca eu deixo vocês viverem. Eles não conheciam o Deus da vida. Ainda não tinha dado tempo de compreenderem que Ele supriria todas as suas necessidades em glória. Por isso o Senhor se apresentou a eles ali como Jeová Rafá, o Senhor que te sara.
Qual é a enfermidade que tem te atormentado nesses últimos tempos? Será que é física ou emocional?
Seja ela qual for, tem te tirado o sono, tem te feito sofrer e duvidar da presença e do amor de Deus?
Que feridas do passado ainda latejam em seu coração?  Que lembranças ainda te fazem chorar?
Você ainda tem na boca o gosto amargo dessas águas?
Quero te revelar um segredo:
Jeová Rafá, aquele que torna doces as águas da sua vida, é o mesmo que te sara. Suas águas servem pra te curar, te purificar de todo o mal. E tem outro detalhe amado e amada do Senhor: Você já venceu o Egito, já venceu o Mar Vermelho, já venceu uma parte significante do seu deserto. Quer um conselho: aceite o remédio que Deus te dá em Mara, e siga adiante em sua jornada. Por mais amarga que seja essa experiência que você está vivendo, não vale a pena voltar. Não vale a pena colocar tudo a perder. Deus tem algo maravilhoso pra você logo adiante. Ele reservou Elim, um lugar de refrigério, um lugar de descanso. com fontes e palmeiras pra que você se refaça por um tempo. O deserto da vida é assim mesmo: às vezes temos mares, às vezes temos medos, às vezes temos sede e passamos por momentos de grande angústia, vales de sombra e de morte. Mas não é o  tempo todo assim. Deus sempre nos presenteia com alguns oásis pra que possamos nos fortalecer e recobrar forças pra continuar a jornada. PARABÉNS! Se você está em Mara é porque conseguiu sair do Egito. Se você está em Mara é porque obedeceu e seguiu o caminho que Deus escolheu pra você. Pode não ser o mais fácil, mas é o mais seguro. Pode não ser o mais bonito, mas é o mais perfeito. Deus é assim: Tem caminhos que não podemos compreender, mas mesmo assim temos que obedecer. Beba das águas de Mara, mas não se demore por lá. Deus adocicou suas águas apenas pra te saciar por um momento. Não arme a sua tenda, não monte acampameno, não pense que chegou no final da jornada. Elim está logo ali com suas fontes e palmeiras. Lá você vai até poder se demorar um pouco mais.Ainda não é o seu destino final, mas é um lugar de refrigério pra você e sua família. Você vai se recuperar e depois vai continuar. Afinal, a promessa é maior do que Mara, maior do que Elim e maior do que o deserto. Não desista, vá em frente. O melhor de Deus te espera do outro lado do deserto.
Fique na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário