sábado, 26 de novembro de 2011

O medo que impede o Milagre

Depois de haver socorrido a mulher do fluxo de sangue, Jesus lembrou-se do pedido daquele que havia se prostrado aos seus pés e rogado pela cura de sua filhinha doente. Ele era um dos principais da sinagoga, um líder, um homem influente e amigo de pessoas influentes. Jesus estava à caminho da casa desse homem, mas uma mulher de fé o interrompeu.  Tudo bem, foi por uma boa causa que Ele parou tudo. Valeu a pena. o problema foi que enquanto Jesus atendia à mulher o tempo passava, Jairo se angustiava e era tomado de um pavor de morte, a morte da sua filha. Posso imaginar Jairo dizendo em seu coração:  Anda logo, Jesus!
O tempo está passando e minha filhinha está morrendo...
Imaginem o terror de um pai que vê a vida de sua filha escorrendo por suas mãos, e ele sem poder fazer absolutamente nada. Nessas horas o ambiente que nos envolve, os amigos que nos cercam e as palavras que escutamos determinam se vamos escolher a fé ou o medo.  Isso me faz lembrar uma ocasião em que eu e minha família fomos à praia e eu me perdi de todos.  Eu era bem pequena, aproximadamente 4 anos de idade.  Estávamos todos brincando na areia, era muita criança, muitos primos, uma farra só.  De repente eu me vi sozinha e fui na direção oposta à que a minha família estava. Na época a minha irma Andressa não era nascida ainda.  Comecei a chorar muito, o que chamou a atenção de um homem que estava acompanhado  de um menino, provavelmente seu filho. Ele me perguntou por que eu estava chorando e onde estavam meus pais. Eu disse que não sabia. Só sabia que meu pai era o Grego (O nome dele é Helio Grego), e que estava de CUECA(sunga) azul kkkk. Aquele homem passou horas comigo no colo procurando o meu pai, e cada homem de sunga azul que ele via, perguntava se era o meu pai.  Enquanto isso, do outro lado da praia, meus pais já tinham dado falta de mim, e quando perceberam que eu não estava entre as crianças perguntaram a uma mulher que estava sentada na areia:  A senhora viu uma garotinha, de cabelinhos negros, que estava sentada aqui brincando com as outras crianças?
Ela prontamente respondeu:  Vi, sim senhor. Vi quando ela entrou na água, mas não a vi sair mais.
Vocês podem imaginar o desespero dos meus pais?  Eles foram tomados de tanto pavor que o meu pai se ajoelhou diante do mar e disse:  Deus, por favor,faça com que o mar devolva a minha filhinha. À essa altura todos já estavam chorando, desesperados, apavorados, pedindo a Deus um milagre, mas com MEDO de uma noticia de morte. Tudo por causa de um boato, uma ameaça. Graças a Deus eu estava em boas mãos. Deus havia providenciado alguém pra me guardar e me levar em segurança até os meus pais. Essa foi uma experiência tão marcante que, apesar do tempo decorrido, eu ainda posso me lembrar de muitos detalhes.  Deus operou um milagre naquele dia.  Eu não estava me afogando,  mas poderia ter caído nas mãos de um pedófilo, um malfeitor. O Senhor me guardou, meus pais estavam orando.
Jairo também não desistiu de sua filha. A Biblia diz em Marcos 5:35 que, enquanto Jesus ainda estava atendendo à mulher do fluxo de sangue, chegaram alguns dos amigos de Jairo, a nata da sinagoga, aqueles que andavam ao redor dele e que o influenciavam, e disseram:  A tua filha está morta; para que enfadas mais o mestre?
Nesse momento o coração de Jairo se encheu de temor. Uma palavra de desânimo na hora da crise é capaz de nos levar aos níveis mais profundos de depressão.
A quem vamos dar ouvidos na hora da crise? Quem são nossos conselheiros?
Não podemos perguntar ao primeiro que aparece, senão corremos o risco de ouvir o que o meu pai ouviu: Ela entrou na água e não saiu mais…
Jairo também ouviu algo que podia tê-lo feito desistir de tudo. Mas Jesus não ouve somente o nosso clamor. Ele também escuta os recados que o nosso adversário nos envia, muitas vezes da boca de pessoas cheias de boa intenção, mas que não vigiam.
O verso 36 diz :  E JESUS, TENDO OUVIDO ESTAS PALAVRAS, DISSE AO PRINCIPAL DA SINAGOGA (Jairo): NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.
Jesus, em sua oniciência sabia que aquelas palavras de desânimo haviam produzido medo em Jairo, e por isso logo se encarregou de rebatê-las .
NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE!
Quantas vezes estamos no caminho certo, mas os percalços, as dificuldades, os empecilhos, as ameaças nos fazem temer.  E por causa disso abrimos mão da nossa maior arma de proteção, o nosso escudo, a nossa fé.
Jesus percebeu o medo de Jairo, e percebeu algo mais:  Jairo precisava ser protegido da incredulidade daqueles que o cercavam, Quando Jairo chegou em casa ele se deparou com outro momento difícil: o luto de seus familiares.
O que fazer quando estamos lutando por um milagre, mas os que nos cercam já desistiram?
O que fazer quando estamos buscando a vida, e os nossos parentes e amigos já estão encomendando o caixão porque não tem mais jeito?  As pessoas sempre vão desistir dos nossos sonhos antes de nós.
Por isso na hora do milagre é melhor estar à sós com Deus. têm coisas que só Deus entende…
Jairo estava cercado de pessoas incrédulas, desesperadas e até escarnecedoras. Jesus entrou por aquelas portas dizendo: Por que vocês estão chorando?  A menina não está morta, mas dormindo.
(v.40) E riam-se dele; porém , ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam e  entrou onde a menina estava deitada.
Temos que escolher minuciosamente quem vai participar do sobrenatural de Deus em nossas vidas.
Nem todos estão preparados pra vivenciar os nossos milagres. Jesus deixou aqui uma lição pra cada um de nós. Se Jairo tivesse ouvido o conselho de alguns de seus amigos, ele tinha desistido naquela hora em que Jesus atendia a mulher do fluxo de sangue. Mas Jesus tinha que preservar a fé de Jairo. Ele não podia retroceder, desistir quando se deparasse diante de um leito com sua filhinha pálida, com os lábios roxinhos, e a morte instalada no local. Acontece que quando Jesus entra a morte sai. Não há lugar para o Filho de Deus e a morte no mesmo lugar. Aleluia!
Hoje o mesmo Jesus te diz:  Saia do meio dos incrédulos!   Abra mão dos amigos que não crêem no teu Deus!  Influencie-os, mas não se deixe influenciar por eles.
Aqueles que querem manter a fé não podem se expor àqueles que não crêem. O caminho  da fé é muitas vezes solitário. Nem sempre os meus amigos vão abraçar a minha causa. Muitas vezes vão rir de mim e me chamar de louco.  Vão me contrariar e zombar da minha visão.  Não serão capazes de ver com os meus olhos, nem de amar com o meu coração. Nessas horas o jeito é seguir a voz do mestre, deixar todos de fora, fechar a porta do quarto e colocar em prática a fé que veio quando escutei a voz de Deus. A fé que me faz vencer, romper, conquistar o impossível, a fé que expulsa o medo, que despede a morte e traz de volta a vida.
Jairo teve medo sim, e quem não tem?  Todos estamos sujeitos a isso.
Mas, nesses momentos basta ouvir a voz suave de Jesus dizendo: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE!
A quem vamos ouvir? Aos amigos que nos dizem que não tem mais jeito, já era, já morreu?  Ou a Cristo que nos diz:  Tem jeito, vai acontecer, eu morri e por isso você pode viver?
Calma!  O medo na dose certa nos pretege do perigo, mas em dose exagerada vira pavor, e o pavor nos paralisa, nos impede de ver que Jesus está no controle. Então entre nesse quarto agora mesmo!  Feche a porta, deixe tudo lá fora, inclusive o telefone que sempre toca nas horas mais inconvenientes, e  apresente a Jesus a sua causa impossível.  O seu sonho pode até ter cara de quem morreu, mas Jesus pode ressuscitá-lo no momento em que Ele entrar nesse quarto com você.
Que Deus te abençoe! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário