sexta-feira, 1 de junho de 2012

Rei Davi.

E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse, e era sempre bem sucedido; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e isso pareceu bem aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul. Sucedeu porém que, retornando eles, quando Davi voltava de ferir o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando alegremente, com tamboris e com instrumentos de música. E as mulheres, dançando, cantavam umas para as outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, pois aquela palavra pareceu má aos seus olhos, e disse: Dez milhares atribuíram a Davi, e a mim somente milhares; que lhe falta, senão só o reino? Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita. 1 Samuel 18:5 – 9
Interessante não? Enquanto ninguém falava bem de Davi, Saul o adorava, mas assim que ele ouviu compararem ele com Davi, a raiva o apossou. Tinha que ser as mulheres, que às vezes pensam que esse tipo de coisa vai fazer bem a alguém. É da nossa natureza isso. Pensamos que se falarmos ‘você poderia ser mais como o fulano’, o nosso marido, filhos ou amigas automaticamente dirão ‘é verdade, você tem razão, vou mudar!’
Nessa história de Davi, as mulheres só atrapalharam. Eu tenho certeza que o objetivo delas era de ou dar um apoio a Davi, queriam ‘apreciá-lo’ pelo que estava fazendo ao povo ou… chamar a atenção dele. Sabe aquele pensamento: ‘Nós temos que fazer alguma coisa para ele saber o quanto o admiramos’? Pois é, que MICO! Elas criaram um inimigo para Davi. No próximo versículo, Saul tenta até matá-lo, na cara de pau, na frente de todos.
Nós precisamos ter cuidado com certas palavras e comentários que gostamos de fazer em nome do ‘eu só estava querendo ajudar’. Muitas mulheres, especialmente esposas e mães, erram nisso. Acabam fazendo seus entes queridos entristecidos. Se comparações fizessem bem a alguém teríamos provas disso, só que eu não conheço ninguém que ama ser comparado. Você conhece? Toda vez que me compararam a alguém, logo criava-se uma distância entre mim e aquela pessoa. Pensava: ‘Eu não sou como você, estou longe disso, sou tão inferior que é melhor eu nem me aproximar!’
Para quem não está bem espiritualmente, a coisa piora ainda mais. Os maus olhos e o ódio começam ali.
1 Samuel 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário