sexta-feira, 1 de junho de 2012

Rei Davi.

Eu simplesmente amei a minissérie ‘Rei Davi’ meu Pai diz que eu sou crítica e para eu gostar muito de uma programação, tem que ser muito boa. 
Aquela parte quando mostra Davi chegando na presença do profeta Samuel e sendo escolhido em meio a todos os seus irmãos foi a que mais me impressionou. Hoje li isso na Bíblia, olha que cena de dar arrepio…
“Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui. Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” 1Samuel 16:11 – 13
Olha que bacana, Deus fez questão de escolher a Davi no meio de seus irmãos.
E para ficar bem provado que tipo de coração esses irmãos de Davi tinham, a reação de um deles, o mais velho, ao ver Davi se revoltar contra as ameaças de Golias diz tudo.
“Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava aqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.” 1 Samuel 17:28
Ao invés de Eliabe ficar feliz pelo seu irmão, dá pra ver claramente que havia um rancor contra ele, mesmo tendo Davi sido ungido pelo próprio Deus.
São nas nossas reações ao que acontece conosco que mostramos que tipo de coração temos. Quando Davi ficava fielmente com as ovelhas enquanto seus irmãos eram os escolhidos para lutar por Israel, ele não reclamava, nem fazia o trabalho com rancor do pai. Pelo contrário, veja nessas duas passagens o carinho que ele tinha com essa responsabilidade:
“Davi ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belem.” 1 Samuel 17:15 Isso após ter sido escolhido por Saul para ser o seu músico no palácio. Ao invés de se sentir o tal, continuava como pastor de ovelhas nas horas que o rei não precisava dele. Que humildade!
“Davi então se levantou de madrugada e, deixando as ovelhas com um guarda, carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenara…” 1 Samuel 17:20 Veja que ao invés dele se rebelar contra o pai e dizer ‘uma coisa ou outra, ou eu cuido das ovelhas ou eu alimento seus filhos preferidos’, ele obedece, não deixando de lado sua responsabilidade com as ovelhas.
Meu pai sempre diz, ‘Quando a jovem é uma boa filha, ela também é uma boa esposa’. Isso é verdade e creio que Deus viu isso quando escolheu Davi. Ele, embora tenha sido rejeitado pelo pai e irmãos, não os desrespeitava por isso, pelo contrário, ficava na dele. Os salmos que ele escreveu não mostram seu espírito magoado com as ‘injustiças’ da família, nem mesmo contra o rei Saul, que virou seu inimigo número um. Em seus salmos, ele mostra total dependência de Deus, ele se recorre a Deus… essa é a reação certa daqueles que são ‘injustiçados’. Já que Deus permitiu a ‘injustiça’, Ele sabe como nos ajudar sair dela.
Qual tem sido a sua reação ao que tem acontecido com você ultimamente? Está aí o estado do seu coração diante de Deus.
A minissérie Rei Davi não perdia por nada! Alías, era muito gostoso ver a Globolias cair por terra com uma pedrinha na testa…

Nenhum comentário:

Postar um comentário