sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ouve, filha… (Parte 1)


Ouve, filha… (Parte 1)


Esses dias fui impactada por Deus com mais uma de suas palavras de carinho. O Salmo 45 versículos 10 e 11 diz assim: OUVE FILHA, E OLHA, E INCLINA TEUS OUVIDOS; ESQUECE-TE DO TEU POVO E DA CASA DE TEU PAI. ENTÃO O REI SE AFEIÇOARÁ À TUA FORMOSURA, POIS ELE É O TEU SENHOR; ADORA-O.
A primeira coisa que Deus me fez entender nesse trecho é quem eu sou e quem Ele é pra mim. Eu sou FILHAe  Ele é PAI
Até Jesus Cristo aparecer ninguém se dirigia a Deus como pai. Jesus quebrou essa distância nos ensinando a orar assim: PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU Aba Pai, paizinho, aquele que nos gerou por amor, que está presente, que está por perto, cuidando e defendendo. O Deus pai quer se revelar a nós, não como um parente distante que está sempre muito ocupado pra nos atender, mas um pai que é presente e que se relaciona com seus filhos.
OUVE….
Ouvir é uma virtude. A Biblia diz que devemos ser prontos pra ouvir e tardios pra falar ( Tg 1:19b). Pais, ouçam mais seus filhos. Filhos, ouçam mais os seus pais. Maridos, ouçam suas esposas. Esposas, ouçam seus maridos. Ovelhas, ouçam seus pastores. Pastores, ouçam suas ovelhas. Se ouvíssemos mais uns aos outros os consultórios de psicólogos não estariam tão superlotados. Ouvir é algo que poucos praticam. Vivemos em um mundo cada vez mais individualista, onde o ser humano se isola e se basta. As crianças não brincam mais com outras crianças, brincam com as máquinas. A tecnologia trouxe conforto, mas também trouxe muita solidão. Se não vigiarmos vamos ver nossos filhos crescerem trancados em seus quartos com os seus computadores e TVs por assinatura. Hoje em dia, com a competitividade do mercado de trabalho, temos que preparar nossos filhos para essa guerra que é o mundo dos melhores. Ocupamos o tempo deles com atividades pra que eles não fiquem desocupados, mas não os preparamos pra OUVIR. Só ouve quem convive. Mas conviver é muito difícil e confrontador. Conviver exige esforço e renúncia. Ouvir é pra quem tem humildade e disciplina. Quem ouve corre o risco de ser confrontado. Às vezes, na correria da vida, precisamos fazer um jejum de palavras e treinar os ouvidos pra que eles ouçam melhor.Tinha uma música de Steven Curtis Chapman que falava muito ao meu coração. Ela se chama I will be here, e ele escreveu pra sua esposa, renovando os seus votos de amor com ela em um dado momento de seu casamento. Essa canção me fez entender que, se até os homens são capazes de manter suas alianças, imagine o meu Deus! Fui imensamente tocada por essa letra. Senti-me diante do altar de Deus recebendo dele um anel de compromisso eterno, por toda a vida … Esse tempo de silêncio me fez aprender a ouvir, e ser mais sensível à voz do Espirito Santo. Sofri muito com a dificuldade que tive de me expressar. Mas eu não podia. Tive que treinar meu autocontrole, meu domínio próprio. Aprender a engolir sapo, descordar e ficar calada. Orar mais em espirito. Falar mais com Deus em secreto. Ser mais ouvinte e menos falante. Tive que aprender à força. Foi duro, mas foi bom. Lendo esse versículo eu percebo o quanto Deus aprova a nossa capacidade de ouvir. Só consegue ouvir quem já foi treinado na escola das batalhas da vida, quem não acha que tem que viver provando que tem razão, quem é do time da paz. Quando você encontrar alguém com muita fé, saiba que que essa pessoa é um bom ouvinte, porque a fé vem pelo ouvir. Quem não tem fé é porque ainda não aprendeu a ouvir.
Que Deus possa ungir os nossos ouvidos pra que possamos aprender a ouvir mais a sua voz. Que nós sejamos menos falantes, e mais ouvintes. Quem fala muito erra muito. Mas quem ouve muito, e ouve a voz de Deus, corre o risco de acertar mais vezes. Essa é a minha palavra da parte de Deus pra sua igreja, sua filha amada e querida, com quem Ele deseja se relacionar cada dia mais intimamente. OUVE, FILHA!

OLHA, FILHA…



Mateus 6:22 e 23 diz:

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus o teu corpo será tenebroso.
Tenho aprendido que a maneira como vemos a vida define a maneira como vivemos. Os nossos olhos precisam ser tratados por Deus, precisam ser purificados e iluminados pelo Espirito Santo, pra que enxerguemos a vida com o olhar certo, o olhar que Deus colocou em nós. Muitas pessoa precisam mudar a forma como se vêem. Quanto complexo de inferioridade, quanto problema de autoestima, quanta culpa acumulada e precisando ser tratada por Deus. O que você vê quando olha no espelho? Que visão você tem de si mesma? O que você ouviu a vida toda que te depreciou tanto assim? De tanto ouvir que você é burra, será que ficou convencida disso? De tanto ouvir que não iria chegar a lugar algum, será que você abriu mão dos seus sonhos? De tanto ser traída, será que você passou a acreditar que não merece ser amada, e por causa disso passou a se ver como uma pessoa inútil e sem valor? Chega! Hoje o teu Deus, o teu Pai cura os teus olhos pra que você veja o valor que você tem. Ele já te disse quem Ele é; seu PAI. Ele já te disse quem você é: FILHA. Agora quem precisa dizer algo pra si mesma é você AMADA. Você precisa passar a se enxergar como a pessoa especial que nasceu pra ser. Deus te fez única e colocou em você características que ninguém mais tem. O que te torna especial não são as semelhanças que você tem com os outros, mas as diferenças. Não busque comparações. Não tente ser melhor, nem fique procurando o que os outros têm de melhor. Você só precisa ser melhor do que você mesma, cada dia um pouco mais. Como diz aquela canção que, o saudoso Pr José Santos gostava tanto de cantar: SEMPRE MELHORANDO, SEMPRE MELHORANDO, SEMPRE MELHORANDO NO SENHOR. Mas antes de melhorar, melhore a forma como você se vê.
Também precisamos mudar a forma como enxergamos os outros. a Biblia diz em Filipenses 2:3 que não devemos fazer nada por contenda ou por vanglória, mas por humildade; e que devemos considerar os outros superiores a nós mesmo. Em um mundo competitivo como o nosso, como tornar isso possível? Todos querem o tempo todo provar que são melhores. Isso só é possivel através da humildade que toma conta daqueles que caminham com Cristo, daqueles que têm olhos iluminados, não somente pra se enxergaram como filhos amados e especiais, mas também pra enxergar os irmãos da mesma forma. Quando Deus purifica o nosso olhar, entendemos que o mundo não gira ao nosso redor. A Biblia não nos chama de sol; Deus é o sol da justiça. Tudo gira ao redor dele, e sem Ele nada do que foi feito existiria. Enxergar-se como alguém especial pra Deus não anula quem o nosso irmão é pra Ele. Se queremos ser amados, devemos amar. Se queremos ser respeitados, devemos respeitar. Se queremos ser abençoados, devemos abençoar. Se queremos que nos vejam com bons olhos, devemos pedir que Deus nos dê olhos melhores, mais santos, mais puros, pra que enxerguemos o melhor que há nos outros, ao invés de só vermos os defeitos. Temos o péssimo habito de enxergar sempre o melhor em nós e o pior que há nos outros. Vamos rever a forma como vemos os outros.
Também precisamos rever a forma como vemos a vida. Aprendi com o meu Pastor que a forma como enxergamos a vida, vai definir até onde vamos chegar. Quem tem olhos bons consegue ir muito mais longe, porque aprendeu a ver com a visão correta. Um dia os servos de Abraão se desintenderam com os servos de Ló, e já não dava mais pra eles habitarem na mesma terra juntos. Então Abraão chegou pra seu sobrinho Ló e sugeriu que ele escolhesse a terra onde ele queria habitar, e ele ficaria com a que sobrasse. A Biblia diz em Gn 13:10 que Ló levantou os seus olhos e VIU… E o verso 11 diz que Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o Oriente, e apartaram-se um do outro. Percebo aqui que o primeiro erro de Ló foi não ter VISTO Abraão como quem ele realmente era: um homem escolhido por Deus e chamado por Ele para uma missão especial. A bênção estava com Abraão, e Ló foi na carona dele. Abraão estava sobre Ló, que não teve capacidade reconhecê-lo como uma figura de autoridade sobre a sua vida. Se ele tivesse VISTO Abraão como quem ele realmente era, ele teria dito: Não, meu tio, escolha o Senhor. A bênção é sua, Deus escolheu você. Eu só fui abençoado porque te segui, e agora faço questão que você escolha onde quer habitar. Fique à vontade. Mas Ló errou na forma como VIU Abraão, e depois errou de novo ao levantar seu olhos e VER a terra que escolheu. Seus olhos só viram a aparência da terra. Ele nem sequer consultou a Deus. Ele foi guiado pelo que VIU, e a terra que ele escolheu veio a ser futuramente destruída por Deus pelo pecado que lá passou a predominar. Ele escolheu Sodoma e Gomorra. Lá não se enxergou como servo, não enxergou Abraão como seu mentor, e por isso não soube enxergar o melhor lugar pra habitar. Seus olhos não foram luz e por isso erraram gravemente na hora da escolha.
Que Deus nos dê olhos bons, olhos santos e iluminados pra que possamos nos ver, ver o próximo e ver a vida como ele deseja que  façamos. Hoje a Palavra de Deus pra você é essa: 
Olha, filha, igreja, amada, escolhida pra ir além do que os olhos podem ver. Receba novos olhos e nova visão…
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário