quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ouve, filha… (Final)


ESQUECE-TE

Recapitulando: Ouve filha, e olha, e inclina teus ouvidos; ESQUECE-TE do teu povo e da casa de teu pai. Sl 45:10
O apóstolo Paulo disse certa vez em sua carta aos Filipenses3:13,14- IRMÃOS, QUANTO A MIM, NÃO JULGO QUE O HAJA ALCANÇADO; MAS UMA COISA FAÇO, E É QUE, ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE ATRÁS FICAM, E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO DIANTE DE MIM, PROSSIGO PARA O ALVO, PELO PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS.
Esquecendo-me eu prossigo. Ninguém pode prosseguir, avançar conquistar se está amarrado, detido por algo. Infelizmente as lembranças do passado têm sido um grande impecilho pra que muitos avancem e conquistem suas vitórias e seus prêmios da parte de Deus. Precisamos pedir ao Senhor que cure as nossas lembranças. Precisamos aprender a perdoar.
Perdoar não significa esquecer, mas sim, lembrar sem dor, sem ressentimento. Tenho visto filhos magoados com seus Pais e Pais com o seus Filhos. Tenho visto mulheres que foram traídas por seus maridos, optaram por perdoar, mas não o fizeram de coração, apenas de boca. Sei de pessoas que foram violentadas em sua infância e culpam a todos por isso, até a Deus, e ainda por cima se culpam pelo que aconteceu. Tenho visto amigos que se tornaram inimigos e jamais se reconciliaram porque não sabem o significado da palavra perdão. A grande verdade é que ninguém quer ceder. Todos precisam provar que têm razão. Certa vez eu tive um desentendimento com um relacionamento do passado e ninguém queria ceder. Eu ainda tive a cara de pau de ajoelhar pra orar, mas era como se Deus simplesmente estivesse de férias. Ali mesmo eu me arrependi e busquei em Deus forças pra abrir mão da razão que eu achava que tinha e procura-lo pra uma conversa sensata e sóbria, com Jesus como testemunha. Afinal, se um casal quer que suas orações não sejam impedidas é preciso que estejam em comunhão no matrimônio (1Pe 3:7) . Lembrei de uma canção, que se chama NUNCA É TARDE. Diz assim: NUNCA É TARDE PRA PEDIR PERDÃO. NUNCA É TARDE PRA RECONHECER QUE O ERRO FOI MEU, NUNCA É TARDE PRA DORMIR EM PAZ, E ABRIR MÃO DA RAZÃO, POIS SÓ ASSIM, SÓ ASSIM DEUS VAI OUVIR A NOSSA ORAÇÃO.  Todo casal tem seus momentos de desentendimento, mas alguém tem que ceder. Amigos também passam por isso o tempo todo. Mas precisamos ter um coração sempre disposto a perdoar, esquecer, recomeçar.  Sei que estou falando diretamente a pessoas que talvez não tenham tido apenas um pequeno desentendimento com seu conjuge, ou amigo, ou pai, ou filho. Talvez você que esteja lendo esse texto seja um escravo da dor da traição que aconteceu em algum lugar do passado, que pode ser algo recente ou muito antigo. Não importa a gravidade do seu problema, ou a intensidade da sua dor, o fato é que você precisa ESQUECER E PROSSEGUIR. A mágoa é como um veneno que a gente bebe achando que está matando o outro. Cada dia esse veneno nos mata um pouco mais, até que chegue o fim. Não permita que seja assim com você. Rompa com a dor do passado e prossiga para a alegria do futuro, que é o alvo de Deus pra sua vida. Nesse salmo o Senhor diz: Ouve, olha, inclina teus ouvidos e esquece-te.
O que será que você precisa esquecer hoje? Do que você precisa se livrar nesse momento? Quais são as dores que ainda fazem de você um escravo do seu passado? ESQUECE-TE! Não há outro jeito. Não há atalhos. Quando estamos caminhando em direção à promessa temos que passar pelo desafio do perdão. Todos os dias somos perdoados, e da mesma forma precisamos perdoar. A oração que Jesus nos ensinou diz: Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos… Quem não perdoa não pode ser perdoado. Será que vale tanto a pena assim provar que se tem razão? Será que isso vale a sua paz? Até quando você vai suportar tamanha solidão? As pessoas cheias de razão feralmente andam sozinhas; o mundo não basta pra elas. Elas nem cabem em si mesmas de tão corretas que são aos seus próprios ollhos. Não devemos nos conformar com o mundo, é verdade, mas também não podemos ser tão soberbos ao ponto de acharmos que o mundo não nos merece. Se até mesmo Jesus abriu mão de seu trono pra habitar nesse mundo, conviver com pessoas e ainda morrer por elas, por que não nós? Ele não nos pede nada que Ele mesmo não tenha vivenciado. Ele foi mestre em amar, perdoar e esquecer. Serei misericordioso para com suas iniquidades e de seus pecados e suas prevaricações não me lembrarei mais” (Hebreus 8:12).
Se Jesus decidiu esquecer os nossos pecados, quem somos nós pra não esquecermos os erros dos outros?

Filha, esquece-te! Igreja do Deus vivo, esquece-te! Avança e conquista! Deus é contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário